• Av. Dr. Joao Rimsa, 170, Centro, Imbituba SC – Brasil

O Órgão de Gestão de Mão de Obra de Trabalho Portuário Avulso de Imbituba (OGMO) e o Sindicato dos Operadores Portuários de Imbituba (SINDOP), com a mobilização de todos os sindicatos de trabalhadores, por meio da Intersindical, estão mobilizados nos cuidados que se deve ter para evitar o contágio da Covid-19 dentro da comunidade portuária, e por consequência, do Município. r5k3a

O objetivo é manter a “blindagem” do ambiente de trabalho portuário contra o vírus. O OGMO está desenvolvendo iniciativas como a distribuição de máscaras, a instalação de dispenser com álcool gel e papel toalha junto às escadas de o aos navios, além de muita orientação através de informativos e vídeos. O OGMO também está seguindo as diretrizes da ANVISA e as estabelecidas pela Medida Provisória 945 (que trata das medidas temporárias em resposta à pandemia decorrente da Covid-19 no setor portuário).

Cada Trabalhador Portuário Avulso, o TPA – tanto o ativo como o afastado por doença ou idade maior de 60 anos – recebeu 3 máscaras de pano que foram confeccionadas por costureiras do Município e custeadas pelos Operadores Portuários. As máscaras certificadas estão sendo oferecidas pelo OGMO somente para os trabalhadores que estão em operação que exigem este tipo de máscaras, sendo está atitude também pensada pela diretoria do OGMO como  uma forma de contribuir para aumentar a disponibilidade das máscaras para as equipes de saúde, assim como os equipamentos de proteção individual (EPI).

Sindop

17/04/2020 - PREVENÇÃO COVID 19 245j18

04/04/2020 - PREVENÇÃO COVID 19 1zb1f

Sindop

Mais de mil máscaras de tecido foram produzidas por costureiras de Imbituba a pedido do OGMO.
Cada trabalhador vai receber três unidades contendo instruções de uso e de cuidados com a higienização. Segundo a Diretoria do OGMO, a intenção é ampliar e incentivar o uso das máscaras para além do ambiente de trabalho, sendo recomendado que o mesmo sempre use ao sair de casa. Os recursos para confecção das máscaras foram fornecidos pelos operadores portuários através do Sindop.

Após o anúncio do Ministério da Saúde incentivando as pessoas a produzirem máscaras de tecido, muitas pessoas e empresas resolveram adotar esta proteção , com isso, a pressão sobre os fornecedores de máscaras diminui, e o preço das certificadas também deve cair, beneficiando as equipes médicas e os profissionais de saúde que já estão sendo impactados com a escassez do produto. As máscaras certificadas somente serão usadas pelos trabalhadores portuários nas operações que antes da pandemia do Coronavírus já exigiam esse tipo de máscara.

18/02/2020 - REUNIÃO DO CAP 6r5l3

Reunião CAP - Imbituba

28/01/2020 - DIA DO PORTUÁRIO 3d1f71

Dia do Portuário

05/12/2019 - SIPATP 2019 2i685v

SINDOP - SIPATP

04/11/2019 - Comemoração 180 Anos batismo de fogo de Anita Garibaldi 2g346n

Sindop

15/10/2019 - Comemoração Outubro Rosa - Tarde das Mulheres 3so3f

Sindop

Em celebração ao Outubro Rosa, o OGMO, em parceria com a SC PAR e a CIPA Segurança, organizaram uma tarde com diversas atrações e palestras para as trabalhadoras portuárias, as esposas dos trabalhadores portuários e também as demais mulheres envolvidas nas atividades portuárias.

A ginecologista Dra. Juacema Mello explanou sobre a Saúde da Mulher; a fisioterapeuta Amanda Wolter, falou sobre a Fisioterapia Pélvica; a convidada Síntia Farias deu um depoimento sobre o Câncer de Mama; e a Psicóloga e Coach, Karine Kjellin, conversou com as mulheres sobre Auto-Estima.

Além da troca de experiências e as orientações, as convidadas tiveram uma aula de Yoga Laboral com a professora, Ana Paula Almeida.

Durante o evento foi realizado também um bazar beneficiente em prol do brechó da Casa de Repouso Imaculada Conceição.

Sindop

18/10/2019 - Dia do Estivador 4a3fz

SINDOP

18/09/2019 - Representantes do SINDOP reuniram-se com o Diretor-Presidente da SC PAR/Porto de Imbituba 6x1y31

sindop

Representantes do SINDOP reuniram-se com o Diretor-Presidente da SC PAR/Porto de Imbituba, Jamazi Alfredo Ziegler, para apresentar e discutir reivindicações dos Operadores Portuários. Os pedidos  discutidos em reunião, tem como objetivo promover a eficiência nas operações portuárias.

 

15/08/2019 - Mais um Contrato Coletivo de Trabalho ( CCT), foi assinado 626p3e

Sindop
O SINDOP e o Sindicato dos Vigias Portuários am o CCT que regulamenta questões operacionais, sociais e econômicas.
O CCT foi assinado na presença do Presidente do SINDOP, Gilberto Barreto e o o Presidente do Sindicato dos Vigias Portuários, Amauri Targino de Souza.

20/06/2019 - Imbituba tem agora representação na Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) 3d32y

Imbituba tem agora representação na Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP).

O sócio diretor da Fertisanta (Terminal Portuário em Imbituba), Beto Martins, tomou posse na última sexta- feira (31/05), em São Paulo, como membro do Conselho Deliberativo e Fiscal da ABTP

*A ABTP é uma Sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em Brasília, que representa mais de 100 terminais portuários de uso exclusivo misto e público, que movimentam cerca de 90% da carga gerada pelo comércio exterior brasileiro. Trata de assuntos ligados à atividade portuária, especialmente aqueles que dizem respeito aos direitos e obrigações dos terminais portuários, inclusive em nível internacional.

Beto Martins é o único representante catarinense no conselho da entidade que vem se destacando na defesa dos interesses do setor logístico nacional.

E Imbituba não para por ai em sua representatividade em entidades importantes do setor portuário, o Presidente do Sindicato dos Portuários de Imbituba (SINDOP), Gilberto Barreto, faz parte do Conselho da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop), criada em 1994 com o objetivo de defender os direitos e interesse dos sindicatos dos operadores portuários.

(*Informações do site oficial: www.abtp.org.br)

24/05/2019 - de CCT multifuncionalidade firmada entre o SINDOP e os Sindicatos representantes das atividades de estiva, vigilância de embarcações e conserto de cargas 1f5d4n

O Presidente do SINDOP, Gilberto Barreto; o Presidente do Sindicato dos Estivadores, Ivan Vitório; o Presidente do Sindicato dos Vigias Portuários, Amauri Targino de Souza e o Presidente do Sindicato dos Consertadores, Daniel Claudino da Silva.

04/03/2019 - SINDOP e CCT dos Vigias assinam Termo Aditivo. 15a3o

28/02/2019 - Visita à nova Diretoria da Sar Porto de Imbituba 15231q

O SINDOP, através de seu Presidente, Gilberto Barreto, acompanhou na última semana, a visita de empresários do Núcleo de Comércio Exterior da ACIM ( ACIM Comex), à nova Diretoria da Sar Porto de Imbituba. A comissão foi recebida pelo Diretor-Presidente, Jamazi Alfredo Ziegler; o Diretor Jurídico, Roberto Luís Figueiredo dos Santos Júnior e o Diretor istrativo, Comercial e Financeiro, Alexandre Pinter.

Durante o encontro que teve como objetivo central fortalecer a relação Porto-Cidade, foi ressaltada a importância da integração da autoridade portuária com todas as cadeias logísticas e produtivas do Sul catarinense, e da área de influência do Porto, que se estendem do Rio Grande do Sul ao Mato Grosso.

07/02/2019 - CONFERENTES E CONSERTADORES FAZEM HISTÓRIA E ADEREM À MULTIFUNCIONALIDADE 1u5c1e

SINDOP

Os Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs) das atividades de Consertadores e Conferentes am dia 07/02/2019, as Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) com o Sindicato dos Operadores Portuários de Imbituba (SINDOP), aderindo, entre si, à multifuncionalidade na execução das operações portuárias, o que permite que uma atividade possa ser escalada, em caráter complementar, para executar tarefas da outra.

Com isso, apenas os Estivadores ainda não têm alguma multifuncionalidade, uma vez que ela já vem sendo praticada, com êxito, entre Arrumadores, Consertadores e Vigias já há dois anos, suprindo faltas de pessoal e permitindo remuneração adicional aos trabalhadores que já aderiram a essa modalidade, que é prevista na Lei dos Portos (Lei n. 12.815/2013).

As CCTs assinadas hoje, assumem aspecto mais relevante pois resgata uma atividade já muito pouco requisitada, que são os Consertadores, em razão do acelerado processo de unitização de cargas e eliminação de embalagens que necessitem conserto. Para o presidente do SINDOP, Gilberto Barreto, embora o ideal fosse que todos os trabalhadores aderissem à multifuncionalidade global para todas as atividades portuárias, os avanços já são significativos e a expectativa é grande de que o sistema continuará a receber adesões.
A capacitação dos TPAs Consertadores e Conferentes para o exercício de ambas funções estará a cargo do OGMO Imbituba, que utilizará da expertise dos próprios trabalhadores para transmitir aos demais o conhecimento e a experiência necessários, valorizando o potencial local e resultando em conhecimento prático efetivo aplicado às operações que são características do Porto de Imbituba.

O presidente do Sindicato dos Conferentes, Agnaldo Miguel, que recebeu e jurídico do Escritório de Advocacia Gonçalves, Pacheco Advogados, considera que a contribuição dos Consertadores amplia o leque de atuação dos Conferentes e dá importante e à manutenção do trabalho dos Consertadores, tudo isso vinculado às requisições de serviços. Então o importante é garantir que haja movimentação de cargas no porto e atividade para toda a comunidade, dos operadores aos trabalhadores.

Já o presidente dos Consertadores, Daniel Claudino, considera que a oportunidade gerada pela multifuncionalidade já vinha sendo demonstrada pela CCT com Vigias e Arrumadores mas, agora, os Conferentes acenam com novos postos de trabalho e os Consertadores mostrarão que são capazes de enfrentar o desafio.

28/01/2019 - Homenagem Sindop ao Dia do Portuário 2s185l

Homenagem Sindop ao Dia do Portuário

04/11/2018 - 179 anos da Batalha Naval e do Batismo de Fogo de Anita Garibaldi. 5ft

SINDOP

A Praia do Porto foi o cenário da primeira batalha da guerreira, um batismo de fogo onde Anita mostrou sua grande coragem!

A Batalha Naval ocorreu em 04 de Novembro de 1839. De um lado imperiais defendiam o Governo, e de outro, haviam os republicanos revolucionários.

A destemida Anita luta ao lado de seu amor Garibaldi, e de igual para igual contra os soldados imperiais. Uma batalha difícil, que deixa muitos mortos e feridos encerra quando o casco do navio Bela Americana é fortemente atingido e seu comandante, o 1º Tenente João Custódio d’Houdin, muito ferido, obriga os imperiais a buscar reforços. Os outros dois barcos, mesmo estando em melhores condições, optam por seguir o primeiro, ancorando em mar aberto. Ao recuar, eles dão vitória a batalha dos republicanos.

Durante a trégua os mortos foram enterrados, e os feridos socorridos com a grande ajuda de Anita Garibaldi.

19/6/2018 - Sindop e Sindicato dos Amarradores de Imbituba firmam Contrato Coletivo de Trabalho 2p6j35

No dia 19/06/18 foi assinado o Contrato Coletivo de Trabalho (CCT), entre o SINDOP e o Sindicato dos Amarradores de Imbituba, que terá vigência de 01/7/2018 a 30/6/2020. O CCT regulamenta questões operacionais, sociais e econômicas, como por exemplo, composição de equipes de trabalho, remuneração etc.